A
S
T
A
RO
TH

Ensaios

Ártemis Perchta

com Mera Viera, Flora Lira e Lucas Anjos

Aproxima-se a noite mais longa do ano. Longa, fria e sangrenta.

Para alguns o sangue trará redenção e boa colheita, para outros será o fim, pois de seu castigo e de seu sangue sairá o peso que irá equilibrar a balança do bem e do mal pelas próximas luas.

Muitas criaturas dos céus e dos infernos correm pela noite mais longa do ano. Uma delas é Ártemis Perchta, deusa caçadora e, também, protetora da sabedoria feminina. Para aqueles que macularam suas protegidas, resta apenas um conselho: “É melhor se esconder do véu da caçadora!”

Todas as noites do dia 24 de dezembro, Ártemis Perchta flutua a poucos centímetros do chão, arrastando seu longo véu à procura dos homens de coração podre. Ao encontrá-los, serra os punhos em volta do órgão amaldiçoado, arrancando-o. Delicia-se com o sabor da vingança e, por fim, deposita o sangue do cadáver sobre um dos pratos da balança. O líquido vermelho lava por algum tempo a maldade do mundo.

Ártemis Perchta deixa este mundo às 6:00 da manhã do dia 25, deixando no ar proteção a todas as mulheres e a boa sorte de colher sabedoria ao dançar sob a lua.

FOTOS Larissa Anzoategui
MAQUIAGEM Palmira Nogueira
CONCEPT Larissa Anzoategui
PRODUCTION Ramiro Giroldo e Larissa Anzoategui
WRITING Larissa Anzoategui